Proteção Radiológica || Importância da segurança no raio X
Blog

Importância da segurança no raio X

Importância da segurança no raio X

28 jan

O exame de Raios X é um procedimento muito comum que é realizado ao se emitir diretamente sobre o corpo do paciente uma onda eletromagnética (os Raios X), que tem uma natureza similar à da luz visível.

Na grande maioria das vezes, o exame de Raios X é extremamente simples de ser executado, não exige grandes preparações para sua realização e não costuma apresentar quaisquer efeitos colaterais para o paciente.

Há, no entanto, algumas medidas básicas que merecem atenção para que se possa garantir que não só o paciente, mas também o profissional responsável terá total segurança no exame de Raios X.

Algumas situações devem ser particularmente tratadas com maior cuidado:

Por exemplo, a gestação (tanto da paciente quanto da profissional) é uma situação que exige específica cautela: a exposição à radiação ionizante pode oferecer riscos para o feto nos três meses iniciais de gravidez.

Em função desse tipo de situação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) prevê certas diretrizes relativas à importância da segurança no Raio X de forma a garantir a total integridade dos indivíduos envolvidos no procedimento.

Outro fator que demanda muita atenção é o controle das doses incidentes sobre o paciente nos exames de Raios X. O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) prescreve números específicos de forma a garantir que a dosagem seja a menor possível para que não haja qualquer tipo de risco à saúde dos envolvidos.

Além dos cuidados com os pacientes, deve ser realizada uma verificação total e periódica dos equipamentos utilizados nos exames de Raios X para que assim possa ser garantido seu perfeito funcionamento de acordo com as determinações de proteção radiológica previstas.

É fundamental que se dê a devida atenção à importância da segurança no Raio X, por mais simples que possam ser os procedimentos em questão. Não menospreze esses itens, pois eles são elaborados com o objetivo de se preservar a total integridade da saúde dos indivíduos envolvidos.

Possui mais alguma dúvida relativa à importância da segurança nos Raios X? Entre em contato conosco!