|| Proteção Radiológica || Acompanhamento das Exposições Ocupacionais à Radiação (dosimetria)

Acompanhamento das Exposições Ocupacionais à Radiação (dosimetria)

Acompanhamento das Exposições Ocupacionais à Radiação (dosimetria)

O acompanhamento das exposições ocupacionais à radiação (atividade também conhecida pelo nome de dosimetria) é o processo através do qual torna-se possível verificar os níveis de exposição de radiação que possam ter sido recebidos pelo usuário em um determinado período de tempo.

É exigido por lei que sejam submetidos ao procedimento da dosimetria os profissionais que atuam na área da radiologia (isto é, as pessoas que trabalham em atividades que demandam a operação de equipamentos que emitem radiação em clínicas radiológicas – sejam elas médicas, veterinárias, odontológicas, laboratórios, indústrias, etc.).

Se excedidos os limites de absorção pré determinados, a radiação ionizante que pode ser absorvida pelas pessoas que realizam suas atividades operando equipamentos radiológicos pode vir a causar sérios danos biológicos. Dessa forma, evidentemente, faz-se absolutamente necessário que essa atividade seja precisa e constantemente monitorada.

A legislação vigente determina que “Todo indivíduo que trabalha com radiação ionizante deve usar, durante a sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em área controlada, dosímetro individual de leitura indireta, trocado mensalmente”.

O dosímetro individual é um aparelho muito utilizado em ambientes onde é desenvolvido trabalho na área da radiologia. Seu objetivo principal constitui em detectar os níveis de exposição à radiação aos quais os operadores possivelmente estiveram sujeitos.

O aparelho possui pastilhas sensíveis à radiação ionizante em sua constituição que, por sua vez, permitem que seja feita uma avaliação precisa dos níveis de radiação aos quais a pessoa foi submetida e, assim, comparar essa dose de radiação com os níveis de restrição e verificar se eles são seguros ou apresentam algum risco para a saúde do indivíduo.

A PROTEG, especialista em proteção radiológica, realiza o acompanhamento das exposições ocupacionais à radiação de forma não só a seguir minuciosamente as restrições determinadas pela legislação, mas sobretudo com o objetivo de sempre priorizar a saúde e integridade de seus profissionais. Nosso trabalho é desenvolvido com qualidade, minúcia e eficiência para que assim possamos garantir sempre os melhores resultados possíveis.

Nossos serviços