Proteção Radiológica || Proteção Radiológica || Dosimetria (Acompanhamento da Exposição Ocupacional à Radiação)

Dosimetria (Acompanhamento da Exposição Ocupacional à Radiação)

Dosimetria (Acompanhamento da Exposição Ocupacional à Radiação)

A Dosimetria e Radioproteção, ou o acompanhamento da exposição ocupacional a radiação é o processo através do qual torna-se possível verificar os níveis de exposição de radiação que possam ter sido recebidos pelo usuário em um determinado período de tempo.

Essa conferência primordial integra um conjunto de ferramentas de proteção radiológica, como o avental de chumbo, por exemplo. Entretanto, para o máximo desempenho, em ambos os casos, é preciso garantir que os equipamentos radiológicos estejam atuando a favor da saúde e bem estar de todos.

A Importância da Dosimetria para a Proteção Radiológica

É exigido por lei que sejam submetidos ao procedimento da Dosimetria os profissionais que atuam na área da radiologia – isto é, as pessoas que trabalham sob exposição a radiação em atividades que demandam a operação de aparelhos que emitem o componente.

Geralmente, estes colaboradores se concentram em clínicas radiológicas (médicas, veterinárias, odontológicas ou laboratórios), além de indústrias e vários outros segmentos que reconhecem a relevância e praticam a Dosimetria e Cálculo de Blindagem como medida cruciais – além do Levantamento Radiométrico.

Por conseguinte, a Dosimetria é de extrema importância para aumentar a proteção radiológica no ambiente de trabalho, e reduzir os riscos da radiação em atuações cotidianas que envolvem a exposição ocupacional a radiação.

Dosimetria: acompanhamento da Exposição Ocupacional a Radiação

Se excedidos os limites de absorção pré determinados, a radiação ionizante que pode ser absorvida pelas pessoas que realizam suas atividades operando equipamentos radiológicos pode vir a causar sérios danos biológicos.

A legislação vigente determina que “Todo indivíduo que trabalha com radiação ionizante deve usar, durante a sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em área controlada, dosímetro individual de leitura indireta, trocado mensalmente”.

Isso torna evidente que é altamente necessário que essa atividade efetiva deve ser constantemente monitorada por meio de uma Empresa de Dosimetria Radiologica competente e credível.

O que é Dosímetro?

Muita gente se pergunta o que é dosímetro ou para que serve o dosímetro na radiologia. Este é o seu caso?

Então confira os questionamentos relacionados que a maioria das pessoas tenta sanar pesquisando na web, registrando altos volumes de busca:

  • Dosímetro Radiologia;

  • Dosímetro Radiologico; 

  • Medidor de Radiação;
  • Dosimetro de Radiação;

  • Dosimetro Radiação; 

  • Dosímetro Individual Radiação Preço; 

  • Tipos de Dosímetros Existentes; 

  • Dosimetro: para que serve; 

  • Para que serve o dosimetro na radiologia;

  • Aparelho para Medir Radiação Inonizante;
  • Dosimetro para Radiologia. 

Apesar de tantos termos diferenciados e maneiras de escrever nem sempre tão assertivas, o público busca a mesma solução que vamos revelar a seguir:

Afinal, Dosimetro: para que serve?

O Dosimetro Individual é um aparelho para medir radiação ionizante muito utilizado em ambientes onde são desenvolvidos trabalhos radiológicos. Seu objetivo principal constitui em detectar o nível de radiação ou chegar a um nível de radiação aceitável de exposição à radiação aos quais os operadores possivelmente estiveram sujeitos.

Para que serve o dosimetro na radiologia?

O Dosímetro Radiologico possui pastilhas sensíveis à radiação ionizante em sua constituição que, por sua vez, permitem que seja feita uma avaliação precisa do nível de radiação ao qual o especialista foi submetido.

Assim, o instrumento facilita a comparação entre as doses encontradas com os níveis de restrição, contribuindo para aumentar a verificação de segurança, ou se  os resultados indicam algum risco ou alerta para a saúde do indivíduo.

Tipos de Dosimetros Existentes

Além do dosimetro individual, materiais diferentes compõem outros tipos de dosimetros existentes, como é o caso:

– Dosímetro de filmes radiográficos;

– Dosímetro termoluminescente (TLD);

– Caneta dosimétrica;

– E ainda o Fósforo de memória (OSL).

Empresa de Dosimetria Radiologica

A PROTEG, especialista em proteção radiológica, é uma Empresa de Dosimetria Radiologica que também acompanha periodicamente a exposição ocupacional a radiação, não só para seguir minuciosamente as restrições determinadas pela legislação de Radiação Ionizante Segurança do Trabalho, mas sobretudo com o objetivo de priorizar a saúde e integridade de todos os colaboradores da área.

Como Medir a Radiação?

Como você pode ver, a PROTEG fornece o serviço de Dosimetria e Radioproteção, utilizando medidores de radiação certificados e altamente qualificados. Mas nós também desenvolvemos um trabalho completo, nos preocupando não somente em como medir a radiação, mas também com a qualidade dos relatórios.

Por isso, nos comprometemos em acompanhar efetivamente a exposição ocupacional a radiação, traçando as melhores alternativas e garantindo resultados de máxima qualidade para a sua clínica, laboratório ou empresa.

Conheça todos os nossos serviços e encontre o tipo de proteção radiológica que você precisa!

Nossos serviços