Proteção Radiológica || Proteção Radiológica || Levantamento Radiométrico (Laudo Radiométrico BH)

Levantamento Radiométrico (Laudo Radiométrico BH)

Levantamento Radiométrico (Laudo Radiométrico BH)

Levantamento Radiométrico: o que é?

O Levantamento Radiométrico (que também pode ser chamado de Radiometria) é basicamente o processo de medição de doses de radiação em áreas próximas e/ou conectadas às salas de raios-x (ou consultórios odontológicos), bem como a medição de doses de radiação incidentes sobre biombos e/ou outros tipos de barreiras utilizados para a proteção dos trabalhadores com relação à radiação ionizante.

Há ainda o Levantamento Radiométrico e Controle de Qualidade, uma pesquisa aprofundada que visa alinhar a Gestão de Qualidade em Saúde com os cálculos obtidos para ajustar e equilibrar a qualidade do serviço oferecido pelo seu negócio ou instituição.

Legislação 

A resolução que determina a realização do Levantamento Radiométrico é a RDC Nº 330 (2019) que substituiu a Portaria 453 (1998). A descrição dos testes pode ser encontrada na INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 52 (2019)

Como Fazer Levantamento Radiométrico?

No desenvolvimento dos processos que determinam como fazer levantamento radiométrico, é utilizado um simulador de paciente cujo papel é essencialmente verificar a forma como a radiação se espalha.

Na realização das medições de dose também é utilizada uma câmara de ionização. São verificados e selecionados alguns pontos de interesse ao redor do local em questão e atrás de barreiras primárias e secundárias onde são medidas as doses de radiação.

Isso é possível graças aos equipamentos específicos como o medidor de radiação combinado a técnicas famosas como é o caso da Dosimetria e do Cálculo de Blindagem, comumente integrados à Radiometria.

 

Laudo Radiométrico Validade

Após a realização do levantamento radiométrico é emitido um laudo que consta os valores medidos e se o serviço está ou não em conformidade com os limites estabelecidos em norma. Esse laudo possui uma validade de 4 anos ou após alguma modificação na sala.

Nosso Serviço

Para a realização do Levantamento Radiométrico BH, a PROTEG conta com o trabalho de profissionais altamente capacitados e  equipamentos de alta qualidade calibrados e certificados.

Sabendo que é essencial que sejam utilizados no levantamento radiométrico BH somente equipamentos de medição bem calibrados, bem como câmaras de ionização com volume sensível superior a 1.800cc.

Entre em contato conosco para agendar seu serviço: linktr.ee/ProtegRadiologica

 

  • Levantamento Radiométrico Odontológico;

  • Levantamento Radiométrico Radioterapia;

  • Levantamento Radiométrico Raios-X;

  • Levantamento Radiométrico Mamografia.

Nossos serviços

-->