|| Proteção Radiológica || Levantamento Radiométrico

Levantamento Radiométrico

Levantamento Radiométrico

O Levantamento Radiométrico (que também pode ser chamado de radiometria) é basicamente o processo de medição de doses de radiação em áreas próximas e/ou conectadas às salas de raios-x (ou consultórios odontológicos), bem como a medição de doses de radiação incidentes sobre biombos e/ou outros tipos de barreiras utilizados para a proteção dos trabalhadores com relação à radiação ionizante.

No desenvolvimento dos processos que constituem o levantamento radiométrico é utilizado um simulador de paciente cujo papel é essencialmente verificar a forma como a radiação se espalha. Na realização das medições de dose também é utilizada uma câmara de ionização.

São verificados e selecionados alguns pontos de interesse ao redor do local em questão e atrás de barreiras primárias e secundárias onde são medidas as doses de radiação. Esse procedimento é realizado com a finalidade de se verificar se os níveis de dose equivalentes estão de acordo com as restrições estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na portaria federal n° 453/98.

Ainda no que consiste o procedimento de levantamento radiométrico, devemos destacar também o processo de verificação da radiação de fuga – que consiste basicamente em se avaliar a fuga de radiação em torno da cúpula de raios-x.

Utilizamos equipamentos e acessórios específicos na realização desse serviço. Determinados pontos de interesse são escolhidos ao redor da cúpula de raios-x, a um metro do ponto focal do equipamento.

O colimador (aparelho usado para direcionar e suavizar feixes de radiação, construído a partir de um material que absorve radiação de acordo com as especificações da terapia indicada) é completamente fechado e coberto com placas de chumbo.

Em seguida são feitas exposições com uma técnica de operação que oferece o maior kVp. Com o monitor é possível que se verifique se os níveis de radiação estão de acordo com as restrições estabelecidas na portaria federal n° 453.

Para a realização desse tipo de atividade a PROTEG conta com o trabalho de profissionais altamente capacitados, bem como equipamentos sofisticados. É essencial que sejam utilizados não levantamento radiométrico somente equipamentos de medição bem calibrados, bem como câmaras de ionização com volume sensível superior a 1800cc.

Nossos serviços