|| Proteção Radiológica || Testes de Constancia em Equipamentos de Raios X

Testes de Constancia em Equipamentos de Raios X

Testes de Constancia em Equipamentos de Raios X

Os testes de constância em equipamentos de raios x são procedimentos constituintes dos nossos programas de garantia de qualidade que tem como objetivo, como o próprio nome diz, a verificação do bom funcionamento dos equipamentos de raios x, de forma que se possa garantir que sejam sempre fornecidos de forma segura resultados que possuam a maior qualidade possível.

Assim como diversos outros serviços que a PROTEG fornece relativos à proteção radiológica, os testes de constância em equipamentos de raios x também são previstos, determinados e exigidos pela Portaria 453/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em Minas Gerais, para que possam ser executados os testes de constância em equipamentos de raios x, a legislação determina que os profissionais devem obrigatoriamente possuir cadastro na Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais (VISA/DVSS), além de sistematicamente atender a uma série de requisitos básicos que se fazem presentes na Resolução SES nº 5177 de 11 de março de 2016.

Os testes de constância em equipamentos de raios X são variados e devem ser realizados com periodicidades específicas. Devem ser realizados a cada semestre a colimação e alinhamento do feixe, o alinhamento de grades, o contato tela-filme, a integridade das telas e chassis.

São anuais os testes de exatidão e reprodutibilidade da tensão do tubo, reprodutibilidade e linearidade da taxa de kerma no ar, rendimento do tubo de raios x, exatidão e reprodutibilidade do tempo de exposição, reprodutibilidade do controle automático de exposição, camada semi redutora e ponto focal.

Já o teste de dose da entrada na pele deve ser realizado a cada dois anos. Todos os testes, independentemente de sua natureza ou periodicidade determinada entre a realização de cada um deles, devem ser também sempre executados após qualquer tipo de reparo feito no equipamento em questão.

A PROTEG realiza minuciosamente todos os seus serviços de controle de qualidade de forma a buscar verificar sempre a total segurança e qualidade dos equipamentos de raios x que podem vir a ser utilizados nos mais diferentes tipos de situações às quais podem ser aplicados.

Nossos serviços