Proteção Radiológica || Proteção Radiológica || Testes de Constância em Equipamentos de Raios X

Testes de Constância em Equipamentos de Raios X

Testes de Constância em Equipamentos de Raios X

Teste de Constância do PGQ

Um dos serviços de radiologia mais importantes e amplamente procurados, além dos exames radiológicos, obviamente, é o Teste de Constância – bastante solicitado por clínicas, laboratórios, hospitais e profissionais da área da saúde.

Isso porque, para aferir o desempenho dos equipamentos de raio-x, um fator essencial para desenvolver um impecável Programa de Garantia de Qualidade Radiologia, sem dúvida alguma, é o Teste de Constância do PGQ.

Teste de Constância: o que é?

O que é Teste de Constância: também conhecido como Teste de Aceitação ou ainda simplesmente Controle de Qualidade, o Teste de Constância é uma avaliação imprescindível (ou manutenção em Raio X) que examina sua capacidade de proteção radiológica.

Além disso, o Teste de Constância Equipamentos de Raio X promove a conferência da performance dos exames radiológicos, a fim de extrair seu potencial máximo de qualidade de imagem a partir do pleno funcionamento.

Manutenção de Raio X

Tudo isso só é possível com uma manutenção de Raio X que constata efetivamente a exatidão dos equipamentos radiológicos, propiciando um diagnóstico mais assertivo aos médicos, maior satisfação e saúde dos pacientes.

Outra competência primordial do Teste de Constância que assegura a manutenção preventiva de Raio X, é elevar a proteção radiológica dos operadores que atuam diretamente com os equipamentos de raio x.

Obviamente, não só o bem estar deles é melhorado pelo Teste de Constância, mas sim também das pessoas examinadas.

Porém, em se tratando da ocupação profissional, é necessário implementar o acompanhamento da exposição a radiação que afere cuidadosamente os equipamentos de raio X para a atuação segura do colaborador.

Teste de Constância Equipamentos de Raios X

Os testes de constância em equipamentos de raios x são procedimentos constituintes do nosso PGQ – Programa de Garantia de Qualidade que tem como objetivo, como o próprio nome diz, a verificação das funções dos equipamentos de raios x, para que sejam sempre fornecidos de forma segura resultados realmente eficientes.

Assim como diversos outros serviços que a PROTEG fornece relativos à proteção radiológica, os testes de constância em equipamentos de raios x também são previstos, determinados e exigidos pela Portaria 453/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como Funciona?

Os testes de constância em equipamentos de raios X são variados e devem ser realizados com periodicidades específicas. Devem ser realizados a cada semestre a colimação e alinhamento do feixe, o alinhamento de grades, o contato tela-filme, a integridade das telas e chassis.

São anuais os testes de exatidão e reprodutibilidade da tensão do tubo, reprodutibilidade e linearidade da taxa de kerma no ar, rendimento do tubo de raios x, exatidão e reprodutibilidade do tempo de exposição, reprodutibilidade do controle automático de exposição, camada semi redutora e ponto focal.

Já o teste de dose da entrada na pele deve ser realizado a cada dois anos. Todos os testes, independentemente de sua natureza ou periodicidade determinada entre a realização de cada um deles, devem ser também sempre executados após qualquer tipo de reparo feito no aparelho em questão.

Teste de Constância BH

Em Minas Gerais, para que possam ser executados teste de constância BH em equipamentos de raios x, a legislação determina que os profissionais devem obrigatoriamente possuir cadastro na Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais (VISA/DVSS), além de sistematicamente atender a uma série de requisitos básicos que se fazem presentes na Resolução SES nº 5177 de 11 de março de 2016.

A PROTEG realiza minuciosamente todos os seus serviços radiológicos de controle de qualidade de forma a buscar verificar sempre a total segurança e qualidade dos equipamentos de raios x que podem vir a ser utilizados nos mais diferentes tipos de situações às quais podem ser aplicados.

 

Nossos serviços