|| Proteção Radiológica || Testes de Mamografia Digital

Testes de Mamografia Digital

Testes de Mamografia Digital

A PROTEG realiza com excelência todos os testes preconizados pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais para o controle da qualidade dos equipamentos utilizados na realização do exame de mamografia analógica e digital.

O Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), Portaria MS/GM No. 531 de 26 de março de 2012, publicado pelo Ministério da saúde, determina uma série de exigências para garantir a qualidade dos exames, laudos em mamografia e verificação dos riscos relacionados ao uso dos raios-x.

Dentre as exigências estão os controles de qualidade exigidos pela Portaria 453/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre elas, constam o treinamento dos técnicos (cujo objetivo é a otimização do processo de produção de imagens); o levantamento radiométrico e radiação de fuga do cabeçote; a avaliação das processadoras automáticas, da câmara escura, dos negatoscópios e dos equipamentos de proteção individual; e a verificação de que o simulador de mama ou fantoma (objeto que faz parte do teste) é credenciado pela American College of Radiology (ACR).

São variados os testes de controle de qualidade a serem realizados. Dependendo do tipo de teste a ser executado, sua periodicidade varia. O teste de qualidade de imagem deve ocorrer mensalmente, e o de colimação, a cada seis meses. O teste de dose de entrada na pele, no entanto, deve ser feito a cada dois anos.

Os testes a serem realizados anualmente são diversos: exatidão e reprodutibilidade da tensão do tubo; reprodutibilidade e linearidade da taxa de kerma no ar; rendimento do tubo de raios-x; exatidão e reprodutibilidade do tempo de exposição; reprodutibilidade do controle automático de exposição; camada semi redutora; ponto focal; desempenho do controle automático de exposição; desempenho do controle de densidade; força de compressão; e luminância do negatoscópio.

Todos os testes devem ser realizados também após o reparo dos equipamentos. Com fins de inspeção, devem ser colocados à disposição das autoridades sanitárias uma imagem e um relatório de avaliação de todos os testes em cada mês.

Nossos serviços