|| Proteção Radiológica || Testes em Vestimentas Plumbiferas

Testes em Vestimentas Plumbiferas

Testes em Vestimentas Plumbiferas

A Vestimenta Plumbífera (também conhecida como Vestimenta de Proteção Radiológica – ou VPR) tem como objetivo proteger seu usuário diante de uma possível exposição a raios X. Essa proteção ocorre a partir do momento em que os componentes de chumbo que fazem parte da estrutura dessa vestimenta bloqueiam a passagem dos fótons de raios X, impedindo que a radiação consiga atingir o usuário da vestimenta.

A radiação ionizante é muito nociva para o corpo humano. A exposição aos raios x pode trazer sérios efeitos colaterais prejudiciais para a saúde. Deste fato surge a necessidade de se fazer a devida proteção radiológica, que é estabelecida através de uma série de regras e determinações elaboradas com o objetivo de se sistematizar as medidas preventivas mais adequadas para o trabalho na área da radiologia.

A vestimenta plumbífera é utilizada principalmente na realização de exames radiográficos, com a finalidade de minimizar tanto quanto possível a dose de exposição à radiação que influi tanto sobre o paciente quanto sobre o operador.

De acordo com a legislação brasileira, as determinações da Portaria 453/98 estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), discorrem sobre a obrigatoriedade de inspeção anual de integridade das vestimentas plumbíferas de proteção radiológica.

Essas exigências colocadas pela ANVISA têm como finalidade descrever testes de inspeção para as vestimentas plumbíferas e seus devidos níveis de qualidade. O objetivo central é assegurar que esse tipo de equipamento de proteção radiológica possa exercer adequadamente seu papel na preservação da saúde e integridade física de seu usuário diante da exposição de radiação.

A PROTEG realiza seus testes em vestimentas plumbíferas de maneira que estejam totalmente alinhados com as determinações da Portaria 453/98 para que assim possa ser garantida não só sua regularidade de acordo com a legislação, mas também (e principalmente) sua integridade e eficiência enquanto equipamento de proteção à saúde de seus usuários.

Nossos serviços