Serviços

Serviços

A Proteção Radiológica, ou Radioproteção, pode ser definida como um conjunto de medidas que visam proteger o homem e o ecossistema de possíveis efeitos indesejáveis causados pelas radiações ionizantes. Para isso ela analisa os diversos tipos de fontes de radiação, as diferentes radiações e modos de interação com a matéria viva ou inerte, as possíveis consequências e sequelas à saúde e riscos associados. Para avaliar quantitativa e qualitativamente esses possíveis efeitos, necessita-se definir as grandezas radiológicas, suas unidades, os instrumentos de medição e detalhar os diversos procedimentos do uso das radiações ionizantes.

Os serviços fornecidos pela PROTEG são envolvidos com questões referentes à proteção radiológica. Nós não só desempenhamos esses serviços (que tem como padrão sempre os mais elevados níveis de qualidade e de segurança), como realizamos também o treinamento de pessoal na capacitação para a prestação de serviços relacionados à proteção radiológica.

É importante ressaltar que os serviços ligados à proteção radiológica prestados pela PROTEG fornece e segue rigorosamente os parâmetros estabelecidos pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), legislações vigentes, CNEN – Comissão Nacional de energia Nuclear NN3.01 e Portaria 453/98 do Ministério da Saúde.

Em nosso site pode-se encontrar um trabalho voltado para Tomografia Computadorizada que aborda uma série de pontos relevantes que tangem a proteção radiológica. Entre essas questões, podemos destacar os esclarecimentos fornecidos no que diz respeito, por exemplo, ao limite de segurança em relação ao número de tomografias que o paciente possa realizar em um determinado período de tempo; como a dose de radiação da tomografia computadorizada se compara a outros métodos (como raios X e cintilografia); se há como saber qual a dose de radiação em um exame de tomografia e se qualquer pessoa pode ter acesso a esta informação; se é seguro realizar tomografia em crianças; entre algumas outras questões.

A PROTEG e toda a nossa equipe se mantém sempre atenta e atualizada com relação a discussões, convenções e congressos referentes à proteção radiológica. Além dos nossos equipamentos serem de alta tecnologia, fazemos questão também que a nossa equipe seja inteiramente constituída por profissionais altamente capacitados, de maneira a assegurar que os serviços prestados sejam perfeitamente confiáveis.

Trata-se de uma questão que toca diretamente a saúde das pessoas tanto que estão passando pelos procedimentos radiológicos quanto àquelas que realizam o trabalho em questão, evidentemente. Dessa forma, torna-se primordial que todos os serviços prestados possam ser desenvolvidos com total garantia de qualidade e segurança para todos os envolvidos – e é precisamente este o compromisso que a PROTEG firma com todos os nossos clientes.

Nossos serviços