Proteção Radiológica || Proteção Radiológica || Controle de Qualidade em Ultrassom

Controle de Qualidade em Ultrassom

Controle de Qualidade em Ultrassom

O Exame de Ultrassom

O ultrassom é um exame de imagem diagnóstico que permite a visualização em tempo real de qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo da região avaliada.

Legislação Vigente

A Portaria N° 453/98 da Anvisa não abordava as técnicas que utilizam radiações não ionizantes como Ressônancia Magnética e Ultrassom. Após mais de 20 anos de vigência a Portaria N° 453/98 é então revogada no dia  20 de dezembro de 2019 foi publicado a Resolução RDC N°330. Concomitante foram publicadas também seis (06) Instruções Normativas que abordam separadamente as tecnologias radiológicas.

Controle de qualidade em Ultrassom

A Instrução Normativa que trata da técnica de Ultrassom é Instrução Normativa N°58 que “Dispõe sobre requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança em sistemas de ultrassom diagnóstico ou intervencionista, e dá outras providências.”

A N°58 lista os testes que são necessários para aceitação e controle de qualidade.

Testes de aceitação devem ser feitos no momento da instalação e antes do primeiro uso, ou após manuteções no aparelho.

Controle de qualidade, no caso de ultrassom, deve ser feito anualmente.

Nosso Serviço

A Proteg possui uma equipe multidisciplinar, qualificada e que trabalha com equipamentos calibrados e de alta tecnologia.

Já estamos realizando todos os testes estabelecidos na legislação vigente. Entre em contato conosco e agende seu laudo em Ultrassom.

Nosso contato e Redes Sociais: linktr.ee/ProtegRadiologica

 

Nossos serviços

-->