Proteção Radiológica || Lençol de chumbo eletrolítico e seu uso na proteção radiológica
Blog

Lençol de chumbo eletrolítico e seu uso na proteção radiológica

Lençol de chumbo eletrolítico e seu uso na proteção radiológica

A fim de garantir a proteção radiológica de funcionários e de pacientes durante a realização de exames de diagnóstico por imagem, são empregadas muitas medidas de segurança e faz-se uso de vários equipamentos. Muitos deles são feitos usando lençol de chumbo eletrolítico.

Todas essas medidas são necessárias para conter a radiação emitida pelas máquinas como os equipamentos de raio X e a tomografia computadorizada.

O conhecimento acerca da radiação ionizante permitiu vários avanços para a medicina moderna. 

Porém, sem as devidas medidas de proteção, a radiação pode provocar a contaminação e causar danos para a saúde, pois esse tipo de raio quando absorvido pelo nosso organismo é capaz de alterar a estrutura do DNA e gerar doenças.  

No entanto, o chumbo fornece uma blindagem física contra a radiação ionizante. O material é capaz de absorver ondas de radiação, impedindo que ela chegue nos seres vivos. 

O lençol de chumbo eletrolítico pode ser feito em diversas espessuras, conforme o que é determinado pelo cálculo de blindagem a fim de absorver a radiação irradiada pelo aparelho na sala de realização dos exames. 

Sobre o chumbo eletrolítico

O termo “eletrolítico” é relacionado ao tipo de processo de refinamento, ou seja, a remoção de impurezas metálicas do chumbo. Após passar por esse processo, o chumbo pode ser comercializado para fins de proteção radiológica. 

A produção do lençol de chumbo eletrolítico é feita nas mais diversas medidas para que ele possa ter várias aplicações, como paredes, teto, chão, biombos, portas, janelas, etc. 

Esse é um material que possui alta maleabilidade e esse é um dos motivos para que ele seja tão utilizado na proteção radiológica. Além disso, o chumbo é um material encontrado em abundância na natureza e é bem barato.

Lençol de chumbo eletrolítico e a blindagem radiológica

O lençol de chumbo eletrolítico pode ser aplicado na proteção radiológica realizando a blindagem de paredes, portas radiológicas, biombos radiológicos, cabines, unidades móveis odontológicas e médicas, salas de radioterapia, etc. 

Na hora de adquirir lençol de chumbo eletrolítico procure verificar a alta pureza do material a fim de garantir a proteção. 

Realize o levantamento radiométrico e teste sempre as doses de radiação na sala para certificar que os níveis de radiação estão dentro do aceitável. 

A Proteg pode te ajudar. Somos uma empresa referência em proteção radiológica. Nossa equipe possui todo o know how para realizar o cálculo de blindagem para poder determinar qual a espessura das placas de lençol de chumbo eletrolítico será necessária a fim de que não haja contaminação.

Realizamos também o levantamento radiométrico para saber se as doses de radiação em uma sala estão acima dos níveis recomendados. 

Lembre-se que além da blindagem com lençol de chumbo eletrolítico em paredes, teto, portas, janelas, visores, chão, etc., os EPI Radiologia, equipamentos de uso individual,  também são de suma importância.

Avental de chumbo, óculos plumbíferos, protetores de gôndolas e de tireóide, etc., cada um deles é necessário para garantir a segurança dos operadores dos aparelhos e dos pacientes. 

Leia também sobre a importância da proteção radiológica.

Entre em contato com a Proteg e saiba mais sobre o uso do lençol de chumbo eletrolítico e sobre radioproteção em geral.