Proteção Radiológica || Recomendações na hora de fazer um exame de raios-x
Blog

Recomendações na hora de fazer um exame de raios-x

Recomendações na hora de fazer um exame de raios-x

O exame médico de Raios X é um procedimento realizado através da emissão direta de uma onda eletromagnética, cuja natureza é similar à da luz visível, sobre uma determinada área do corpo do paciente que apresenta determinadas adversidades difíceis de serem visualizadas através de procedimentos mais simples.

Recomendações na hora de fazer um exame de raios-x

O exame de Raios X tem o objetivo de diagnosticar uma série de questões relativas à saúde do paciente, sendo principalmente utilizado em casos de complicações ósseas (como luxações e fraturas) e necessidade de verificação da presença de corpos estranhos no interior do paciente (como objetos engolidos, por exemplo).

As restrições para a realização do exame de Raios X são poucas: no caso de pacientes do sexo feminino, o exame não pode ser realizado em caso de suspeita (ou confirmação) de gravidez. Além disso, geralmente é solicitado ao paciente que ele retire quaisquer objetos de metal, ou até mesmo óculos, joias e outros acessórios, pois eles podem aparecer na imagem emitida pelos Raios X, atrapalhando assim a visibilidade e, por consequência, o diagnóstico.

Na maior parte das vezes não é necessário que o paciente utilize qualquer tipo de traje especial (vestimenta plumbifera) para a realização do exame de Raios X. Além disso, não há quaisquer efeitos colaterais após sua realização, de forma que o indivíduo pode retomar todas as suas atividades normalmente logo após a realização do exame.

Recomendações na hora de fazer um exame de raios-x

Há casos específicos (como os exames de Raios X de abdômen, sacro-cóccix, pelve e coluna lombar, por exemplo) que podem exigir uma pequena preparação no dia anterior do exame, como uma dieta simples de limpeza interna da área e talvez, dependendo do caso, a ingestão de medicamentos de função similar – mas, nessas situações, é importante tirar as dúvidas com o profissional responsável sobre qual o procedimento adequado a se fazer.

Leia também sobre a importância da proteção radiológica.

Possui mais alguma dúvida relativa ao preparo para se fazer um raio X? Entre em contato conosco! Somos especialistas em proteção radiológica!