Proteção Radiológica || Blindagem Sala de Raio X: uma medida obrigatória
Blog

Blindagem Sala de Raio X: uma medida obrigatória

Blindagem Sala de Raio X: uma medida obrigatória

Uma das medidas mais utilizadas e necessárias para a proteção radiológica é a blindagem de sala de raio X

A proteção radiológica é imprescindível para a segurança de funcionários, pacientes, acompanhantes e qualquer pessoa que precise se expor à radiação em exames em que o diagnóstico por imagem é realizado.

Isso porque a exposição indevida à radiação ionizante é prejudicial à saúde humana. Problemas como a infertilidade, cataratas e até mesmo câncer podem ser evitados com a devida proteção radiológica. 

E a blindagem de salas de raio X é uma maneira eficiente, quando bem executada, de garantir essa proteção. 

Confira o que é esse procedimento e quais as melhores maneiras de assegurar que ele seja feito conforme os parâmetros de segurança vigentes. 

O que é blindagem sala de raio X?

Qualquer blindagem consiste em uma proteção física feita com algum material que faça um revestimento ou cobertura.

A blindagem de sala de raio X é uma medida de segurança contra os riscos da exposição radiológica na qual o isolamento é feito em pisos, teto, parede, etc. do local em que o exame é realizado.   

O material e a espessura do revestimento vai depender muito das necessidades de cada local e do fator de radiação da sala, podendo ser de chumbo, concreto, ferro, etc. 

Cálculo de Blindagem

Um dos procedimentos necessários para que a blindagem da sala de raio X seja feita corretamente é o cálculo de blindagem. Ele consiste na soma de dados indispensáveis para otimizar a proteção radiológica.

É através dos resultados desses cálculos que se é capaz de chegar ao melhor tipo de blindagem para cada tipo de equipamento utilizado em clínicas, hospitais, laboratórios, etc. 

É um serviço que precisa ser feito por profissionais específicos. Saiba mais sobre o cálculo de blindagem através deste post sobre o tema. 

Levantamento radiométrico

Se o cálculo de blindagem é feito antes do início do procedimento de blindagem da sala de raios X, o levantamento radiométrico por sua vez é feito depois. 

Também conhecido como radiometria, é uma medição das doses de radiação em áreas próximas ou conectadas às salas sobre as barreiras utilizadas para a proteção dos trabalhadores contra radiação ionizante.

Os níveis devem estar dentro dos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na portaria federal n° 453/98. A medição também precisa ser feita por profissionais qualificados. 

Tanto o cálculo de blindagem quanto o levantamento radiométrico fazem parte do Programa de Garantia de Qualidade Radiologia, uma série de testes periódicos de controle de qualidade nos equipamentos de radiodiagnóstico.

São medidas necessárias para evitar erros para que falhas sejam corrigidas.

Concluindo: tenha muita atenção, a blindagem de sala de raio x deve ser feita cumprindo uma série de normas para que a segurança seja 100% garantida. Há toda uma legislação por trás do assunto, e a Proteg cumpre com todas elas.

Somos uma empresa especializada em proteção radiológica com anos de mercado. Além de utilizarmos produtos de alta qualidade para a blindagem, nossa equipe é extremamente qualificada e capacitada para o trabalho. 
Para ler mais sobre a Importância da Segurança no Raio X é só clicar no link.

Leia também sobre a importância da proteção radiológica.

Outras informações sobre proteção radiológica e vestimenta plumbifera você encontra navegando no nosso blog.