Proteção Radiológica || Proteção radiológica industrial e sua importância
Blog

Proteção radiológica industrial e sua importância

Proteção radiológica industrial e sua importância

Além dos benefícios para a saúde humana nos exames de diagnóstico por imagem, a radiação também tem vários uso nas indústrias. E da mesma forma, são necessárias medidas que visem a proteção radiológica industrial. 

Ela deve estar presente em indústrias que operam máquinas e aparelhos como medidores e reatores nucleares, fluoroscopia, radiografia industrial, aceleradores lineares, etc.

Geralmente, na indústria esse tipo de tecnologia é utilizada em equipamentos de raio X que emitem feixes de radiação. As empresas devem prezar pela segurança de seus funcionários, pessoas que se expõem a esse risco de maneira quase que diária.

Neste artigo vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a proteção radiológica industrial e as melhores práticas e formas de radioproteção nas indústrias. Acompanhe.

Cálculo e métodos de blindagem

Na indústria, a blindagem é essencial para a proteção radiológica industrial. Usa-se bastante a argamassa baritada, o concreto e lençol de chumbo para revestir paredes, teto, chão, etc.

São materiais que conseguem conter a radiação ionizante e servem como barreiras físicas. 

Isso é muito importante, poi diminui imensamente os riscos de que a radiação escape e provoque a contaminação de mais pessoas e do meio ambiente. 

Antes mesmo de iniciar o trabalho em uma instalação radiológica industrial, é necessário que o cálculo de blindagem seja feito por uma equipe capacitada.

Esse cálculo é extremamente necessário, pois é a partir do seu resultado que os fatores de proteção contra a radiação do materiais, tais como os do lençol de chumbo, serão determinados. 

Assim como em clínicas, hospitais, consultórios, etc., no meio industrial o levantamento radiométrico também se torna essencial para garantir a segurança das pessoas que transitam por ali. 

É um procedimento importantíssimo para evitar o risco de acidentes, já que é possível que os equipamentos sofram uma descalibragem ao longo do tempo. É também essencial para que caso alguma manutenção seja necessária ela possa ser feita logo. 

Isso ainda faz com que a vida útil desses equipamentos aumente, já que muitas vezes um simples reparo pode impedir que eles tenham que ser totalmente substituídos por novos. 

EPI Radiologia na Proteção Radiológica Industrial

No meio industrial o uso de EPI Radiologia, os equipamento de proteção individual, também são necessários. 

Avental de chumbo, óculos plumbíferos, protetores de gôndolas e de tireoide e outros acessórios radiológicos que podem variar de acordo com a necessidade e do tipo de atividade exercida no local, são utilizados para garantir a proteção radiológica industrial.

Empresa de proteção radiológica

A Proteg também atua na assessoria de indústrias que precisam implementar ou aprimorar a proteção radiológica industrial em suas instalações. 

Lembrando que manter e promover a proteção radiológica industrial em níveis altos é primordial para obter licenças de funcionamento emitidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, a CNEN. 

Nossa assessoria pode te auxiliar com todos esses processos para que sua empresa nunca precise interromper as operações em detrimento de problemas de segurança.

Podemos ainda fornecer todo os treinamento necessários para que as equipes possam lidar com a radiação no meio industrial na melhor maneira possível.

Leia também sobre a importância da proteção radiológica ou entre em contato e saiba mais.