Uma das formas mais comuns de se evitar a contaminação em clínicas, hospitais, laboratórios, consultórios e demais estabelecimentos que realizam exames por imagem é a blindagem contra radiação.
Neste post vamos explicar o que é a blindagem radiológica e a sua importância. Acompanhe para saber mais.
O blindagem contra radiação e qual a sua importância?
A blindagem consiste em qualquer proteção física. Já a blindagem contra radiação especificamente é feita para barrar os raios do tipo ionizante, que possuem uma energia muito alta.
Essa é uma medida obrigatória, regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na portaria federal n° 453/98.
A radiação não ionizante, que possui energia relativamente baixa, é aquela que está normalmente ao nosso redor, como as ondas eletromagnéticas de rádio, som e calor.
Por sua vez, a radiação ionizante é a empregada nos exames de diagnóstico por imagem como raio X, tomografia, etc.
Ela é de de grande uso para a medicina humana e veterinária, facilitando a identificação e tratamento de inúmeros problemas, tais como fraturas, tumores, etc.
O problema da radiação ionizante é que dependendo da dosagem e do tempo de exposição ela pode provocar sérios danos à saúde.
Sem algum tipo de blindagem contra a radiação, ela é capaz de ser absorvida pelo organismo podendo causar alterações no DNA e em consequência disso problemas de saúde muito sérios, como tumores, catarata, esterilidade, etc.
A blindagem se torna extremamente importante para a proteção de pacientes, acompanhantes e principalmente dos profissionais que trabalham operando os aparelhos, já que a exposição nesses casos é mais frequente.
Como a blindagem é feita?
Um dos materiais mais conhecidos utilizados na blindagem contra a radiação é o chumbo.
Ele pode estar presente nas mantas protetoras ou lençol de chumbo, portas, biombos, visores radiológicos e em vários outros equipamentos de proteção radiológica.
O ferro e o concreto também podem servir de barreira para os raios ionizantes.
O fator de blindagem contra radiação deve ser determinado através do cálculo de blindagem, que é capaz de medir a dosagem emitida pelos aparelhos em uma sala.
Blindagem contra radiação nos EPIs
A blindagem contra radiação não é feita apenas nas paredes, portas, biombos, janelas, visores, etc. Ela também é necessária em muitos equipamentos menores, ou seja, nos EPIs Radiologia – Equipamentos de Proteção Individual.
São os itens que precisam ser obrigatoriamente usados por pacientes, operadores das máquinas, acompanhantes quando necessários e qualquer outra pessoa que precise se expor à radiação ionizante durante exames de imagem.
Os EPIs mais comuns são os óculos com equivalência em chumbo, avental de chumbo, avental plumbífero, protetores de gônadas e de tireoide.
Se você precisa saber mais sobre a blindagem contra a radiação e qual a melhor maneira de garantir a proteção radiológica, entre em contato com a Proteg. Somos uma empresa especializada em radioproteção.
Leia também sobre a importância da proteção radiológica.
Fornecemos serviços de treinamentos, cálculo de blindagem, levantamento radiométrico, assessoria em Programa de Garantia de Qualidade em Radiologia, entre outros.